• NOVAS TECNOLOGIAS MUNDIAIS
  • GESTÃO MODERNA E PLANEJAMENTO PERSONALIZADO
  • COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE, SAÚDE DA POPULAÇÃO E DOS CORPOS D´ÁGUA

Pesquisa de Vazamentos

A pesquisa de vazamentos não-visíveis é uma ferramenta importante na redução das perdas em um sistema. Muitos vazamentos podem não aflorar na superfície dificultando sua localização. Para encontrá-los se faz necessário o uso de equipamentos e métodos adequados, operado por equipe capacitada.

ENOPS desenvolve trabalhos de pesquisa de vazamento não-visíveis utilizando metodologias diferenciadas e equipamentos modernos como loggers de ruído, correlacionadores multipontos e geofones eletrônico que proporcionam resultados superiores.

As equipes são capacitadas e com vasta experiência atingindo elevados índices de acerto e de produtividade.

 

CAÇA FRAUDES

ENOPS tem ampla experiência em trabalhos de “caça-fraudes”, obtendo resultados expressivos, com retorno imediato de investimento. . São utilizados equipamentos de última geração combinados com uma equipe experiente, além de e metodologia adequada a cada situação.

 

METODOLOGIA ABENDE

A metodologia mais usual no Brasil, conhecida como “varredura” segue as orientações da ABENDE – Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e consiste na inspeção de todas as ligações da área pesquisada utilizando haste de escuta mecânica para identificar os ruídos de vazamento e se necessário geofone ou correlacionador de ruídos.

Permite obter bons resultados, apesar das limitações impostas pelos equipamentos utilizados, já que a pesquisa é feita com uso da haste de escuta mecânica e depende muito da experiência do pesquisador para identificar os vazamentos.

A ENOPS utiliza essa metodologia empregando geofone eletrônico, que tem a oferecer uma condição de pesquisa melhor se comparado aos mecânicos, por ser equipamento digital, provido de amplificador e filtro de freqüências.

 

PESQUISA COM PERMALOG

A ENOPS desenvolveu a metodologia de pesquisa utilizando loggers de ruído (Permalog) que permite alcançar resultados superiores quando comparados aos obtidos com a metodologia ABENDE, resultando num melhor custo x benefício.

Os loggers de ruído possuem uma sensibilidade maior do que o ouvido humano, e conseguem detectar vazamentos que passariam despercebidos por um pesquisador utilizando a metodologia tradicional.

A área pesquisada é coberta por sensores, instalados em cavaletes ou registros, que monitoram a rede e detectam os vazamentos. As informações armazenadas nesses sensores são enviadas via rádio para um receptor, indicando os locais dos vazamentos.